domingo, 29 de maio de 2011



Nossa Senhora da Evangelização 

"Maria pôs-se a caminho da região montanhosa...". Lc 1,39

"Sua atitude de caminhante obediente ao encontro do Senhor, a tornou primeira missionária de Cristo". João XXIII



14 de maio

Nossa Senhora da Evangelização
A cidade de Lima, capital do Peru foi fundada em 1535, pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, que nessa ocasião mandou erguer sua Catedral, um rústico templo de pedras, colocada sob a devoção de Nossa Senhora da Assunção. Depois, ao longo do tempo ganhou outras duas construções que resultaram na atual Basílica Catedral de Santa Rosa de Lima, cuja arquitetura renascentista-barroca é muito parecida com a da Catedral de Sevilha, na Espanha.

Nela se realizam as homenagens à Nossa Senhora da Evangelização, padroeira dessa capital. Conforme os registros mais antigos, a imagem original da Imaculada Conceição de Maria, chegou da Espanha em 1541, e teria sido escolhida especialmente pelo imperador espanhol Carlos V, para agraciar à recém criada diocese de Lima.

Diante dela se dobram as figuras mais importantes do cenário político e religioso do país e todos os santos peruanos, inclusive Santa Rosa de Lima, Padroeira do Peru e atual devoção dessa Basílica Catedral. E foi a guia luz presente nos três importantes Concílios realizados em Lima que tanto influenciaram a direção da evangelização de grande parte dos sofridos povos latino-americanos. O terceiro, talvez o mais importante, foi encerrado com uma missa solene no altar de Nossa Senhora da Evangelização que no ofertório foi honrada com a primeira rosa da florada de Lima, depositada aos seus pés pelo primeiro arcebispo da diocese, Frei Jerônimo de Loayza.

A Virgem da Evangelização também foi, e sempre será, a grande inspiradora da atuante vida arquidiocesana dessa capital que teve forte relevância na propagação do Evangelho, desde a Nicarágua até a longínqua Patagônia, no Chile. Cultuada e venerada pelos fiéis, foi à Nossa Senhora da Evangelização que o povo agradeceu a conquista da proclamação da república do Peru, em 1821. Mas, mesmo sendo cultuada com esse título, ele ainda não havia sido confirmado pelo Vaticano.

Em 1985, ano da celebração dos quatrocentos e cinqüenta anos da fundação da diocese de Lima o Papa João Paulo II visitou pela primeira vez o Peru e solenemente confirmou o título da Virgem e lhe consagrou a nação. Na segunda visita, três anos depois, ele lhe ofertou a Rosa de Ouro, que desde então ela segura na mão direita.

A imagem original precisou ser substituída durante um bom período por uma cópia para ser restaurada. Finalmente, em1992 ela voltou a ser entronizada no altar direito da nave central da Basílica Catedral de Santa Rosa de Lima. Nessa ocasião o Papa João Paulo II proclamou Nossa Senhora da Evangelização, Padroeira da cidade de Lima e manteve sua veneração no dia 14 de maio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário